Inscrições ao Sisu se encerram nesta quinta (22)
Resultado será divulgado dia 27; classificação dos participantes terá como base a nota do Enem
Os interessados em se inscrever no processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) do segundo semestre têm até esta quinta-feira (22) para fazer o cadastro, que deve ser efetivado no portal único de acesso ao ensino superior, na página do MEC (Ministério da Educação).
O resultado deve ser divulgado no próximo dia 27, de acordo com o cronograma. A classificação dos participantes terá como base a nota obtida na edição de 2022 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O período para as matrículas será do próximo dia 29 até 4 de julho.
Criado em 2010, durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Sisu é o programa do Ministério da Educação que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior do País inteiro, sendo a maior parte delas disponibilizadas por instituições federais, como universidades e institutos. Logo nos primeiros seis meses de vigência, o Sisu ofertou aproximadamente 48 mil bolsas, distribuídas em 51 instituições, com 1.319 opções de cursos.
A abertura de vagas ocorre a cada seis meses por meio de sistema informatizado que faz a seleção dos alunos com base na nota do Enem, segundo as preferências dos inscritos. O requisito primordial é que o estudante não pode ter tirado nota zero na redação.
Os participantes podem escolher até duas opções de curso entre as disponibilizadas em cada fase de processo seletivo. É possível mudar as escolhas em relação aos cursos durante todo o período de inscrições, a última opção anotada será considerada válida no sistema.
Os que não forem contemplados com nenhuma das opções escolhidas ainda concorrer por uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Basta manifestar interesse em participar da relação no período de 27 de julho a 4 de julho. A partir do dia 10 de julho, os candidatos nessa lista serão convocados pelas próprias instituições.
As vagas disponibilizadas também são distribuídas de acordo com a Lei 12.711, de 2012, a chamada “Lei de Cotas”, que determina que as instituições federais de nível superior ligadas ao MEC reservarão em cada processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação, seja por curso ou turno, no mínimo metade das vagas para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, sendo 50% delas direcionadas aos que são originários de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, ou seja, R$ 1.980.
ENEM
De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação, 4.673.333 candidatos se inscreveram para prestar as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O número representa aumento de 8,2% se comparado ao ano passado, que apresentou 4.318.324 inscritos.
O número definitivo, entretanto, ainda não havia sido divulgado pela instituição, já que depende do término do prazo de pagamento da taxa de inscrição, nesta quarta-feira (21). Somente 46,1% dos que solicitaram tiveram a isenção aprovada. Eles somam 2.155.238.
As provas do Enem, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao fim da educação básica, serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, em todas as regiões do País.